Wikimedia Commons
Em 29 de dezembro de 1911, os Khalkhas da Mongólia Exterior declararam sua independência da Dinastia Qing chinesa, e instalaram um líder teocrático, o 8º Jebtsundamba, como o Bogd Khan ou "Santo Imperador" (
foto à esquerda). O fato marcou o início do período do Canato de Bogd, mais conhecido como a “Mongólia Teocrática”.
Três correntes históricas trabalharam durante este período. A primeira foi a dos mongóis que se esforçaram para formar um estado independente e teocrático que abraçaria a Mongólia Interior, Barga, também conhecida como Hulunbuir e Tannu Uriankhai ("pan-Mongólia"). A segunda foi a determinação da Rússia czarista de atingir um duplo objetivo em estabelecer a sua própria esfera de influência no país, mas, ao mesmo tempo garantir a autonomia da Mongólia, não uma independência, dentro do Estado chinês. O terceiro foi o último sucesso dos chineses com a eliminação da autonomia e restauração da soberania chinesa no país.
Mongólia é um país sem costa marítima localizado na Ásia Oriental e Central. Faz fronteira com a Rússia no norte e com a República Popular da China no sul, leste e oeste. Seu ponto mais ocidental é a apenas 38 quilômetros da ponta leste do Cazaquistão. Ulan Bator, a capital, é o lar de cerca de 38% da população. O sistema político vigente é de uma República Parlamentarista, desde1990, pluripartidário, com eleições diretas.
A área do que é hoje a Mongólia foi governada por diversos impérios nômades, incluindo Xiongnu, Xianbei, Rouran, Gotturks e outros.
A região correspondente à Mongólia atual foi ocupada por diversas tribos nômades, segundo relatos chineses que remontam há séculos antes de Cristo. Os hunos aparentemente migraram para o oeste a partir das estepes da Mongólia. Por volta do século XVII, os turcos surgem nos relatos chineses como nômades vindos do norte. Nos séculos seguintes, os turcos migrariam para o sudoeste, ocupando outras áreas da Ásia, mas algumas tribos permaneceram no leste da Mongólia até o século XIII.
Entre os séculos IX e XII, um líder tribal chamado Kabul Kahn reuniu as tribos mongóis contra a China controlada pela Dinastia Jin, mas foi derrotado, e a unidade mongol foi desfeita. No final do século XII, um jovem chamado Temujin unifica algumas tribos mongóis e turcas, e venceria outras batalhas, sendo por seus feitos militares aclamado por todos os mongóis como Gengis Kahn.